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Cálculo da EPL permitirá tarifas mais baixas em concessão de rodovia gaúcha

11 de setembro de 2017

Cálculo da EPL permitirá tarifas mais baixas em concessão de rodovia gaúcha

Dois bilhões de reais. Esse é o valor da redução de custos estimada pela Empresa de Planejamento e Logística – EPL na remodelagem da concessão da Rodovia de Integração do Sul (RIS).

A estimativa calculada pela EPL refere-se à diferença de custos entre o projeto inicial e o formato da concessão após alterações promovidas ao longo do processo de consulta pública e validação do modelo pelo Governo. O efeito direto é a redução do teto da tarifa, o que consequentemente diminui o valor do pedágio e aumenta a aceitação da população local ao projeto.

Composta pelas rodovias BR-101, 290, 386 e 448, no Rio Grande do Sul, o projeto de concessão da RIS foi inicialmente desenvolvido sob a modalidade de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), onde os estudos são realizados pela iniciativa privada.

Para adequar o projeto ao momento econômico do país e atender demandas surgidas em audiências públicas, a EPL ajustou os estudos com base em dados técnicos qualificados e projeções de demanda e investimentos necessários obtidos com rigor e confiabilidade.

Os estudos otimizaram soluções de engenharia e de operação rodoviária com o objetivo de garantir o atendimento dos padrões de desempenho definidos para a futura concessionária ao longo dos 30 anos da concessão.

O trabalho, desenvolvido pela EPL sob a coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), foi enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e após aprovação será colocado em leilão ainda em 2018.

Como parte das novas concessões de infraestrutura, a RIS compõe um eixo econômico fundamental e tem alta relevância no processo de recuperação da economia brasileira e da retomada da geração de empregos.

Na mesma direção, a EPL também é responsável pelo acompanhamento dos estudos para concessão das rodovias BR-364 e 365, em Minas Gerais e Goiás, e BR-101, em Santa Catarina.

No caso das BRs-364 e 365, em Minas Gerais e Goiás, os estudos serão encaminhados para análise de Controle Externo (TCU) em breve. Já para a BR-101, em Santa Catarina, o estudo está em fase de análise para posterior realização de audiências públicas.

Com essas ações de curto prazo a EPL garante que, além de atrativos para os investidores, os projetos dos empreendimentos também sejam sustentáveis e economicamente viáveis.