Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para:  Página Inicial Atividades Finalísticas Atividades Finalísticas Estruturação e Projetos Estruturação e Projetos Página Inicial Conexão Ferroviária Bioceânica entre o Brasil e o Peru
Acesso à Informação
Institucional
Atividades Finalísticas
Legislação
Comunicação

Conexão Ferroviária Bioceânica entre o Brasil e o Peru

Em maio de 2015 foi firmado Memorando de Entendimento entre o Brasil, China e Peru no âmbito do qual deverão ser realizados estudos básicos para avaliar a viabilidade de implementação de uma Conexão Ferroviária Bioceânica entre o Brasil e o Peru.

No território brasileiro, trata-se da Ferrovia que deverá ligar o litoral norte fluminense à cidade de Cruzeiro do Sul/AC e se constitui na Ferrovia denominada EF 354, em observância do disposto na Lei nº 11.772/2008. Os estudos a serem desenvolvidos por força do referido Memorando de Entendimento, abrangem, no lado brasileiro, o trecho compreendido entre as cidades de Campinorte/GO (Conexão com a Ferrovia Norte-Sul) e Cruzeiro do Sul/AC, onde a ferrovia terá continuidade no território peruano até um porto do Oceano Pacífico.

A EPL é a empresa pública designada pelo Governo Federal para coordenar, do lado brasileiro, o Subgrupo de Técnicos Especialistas responsável pelo acompanhamento e levantamento de informações dos referidos estudos técnicos, em interação com as Agências designadas pelo Governo do Peru e pelo Governo da China.

O referido Subgrupo é coordenado, do lado chinês, pela China Railway Eryan Engineering Group Co Ltd – CREEC; do lado peruano, pela Diceccíon General de Caminos y Ferrocarriles – DGRR; o lado brasileiro conta ainda com a participação da empresa VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

De acordo com o supracitado Memorando de Entendimentos, os estudos técnicos deverão ser concluídos até maio de 2016.