Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Acesso à Informação
Institucional
Atividades Finalísticas
Legislação
Comunicação

EPL avança na era da Gestão do Conhecimento

O Sistema Inteligente de Informações em Logística e Transporte vem a atender uma necessidade dos potenciais usuários do sistema logístico, buscando proporcionar em futuro breve informações confiáveis e atualizadas sobre a Logística de Transportes no país, dando uma visão clara, transparente e acessível a todos, da malha logística do País que envolve os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário.

A estruturação do Sistema Inteligente de Informações em Logística e Transporte contará, inicialmente, com informações produzidas no âmbito do próprio Ministério dos Transportes – MT, DNIT, VALEC e ANTT, e outros órgãos vinculados ao setor como SEP, ANTAQ, SAC, ANAC e Infraero. Todos estes entes estarão representados em um Comitê Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicações – CETIC que agregará todos em torno de projetos relacionados à Gestão da Informação e do Conhecimento.

O Sistema Inteligente de Informações em Logística e Transporte além da adesão ao CETIC, atenderá às recomendações do Plano Estratégico de Geoinformação do Setor Transportes – PEGEO/MT, por meio do Projeto IDE-T - Infraestrutura de Dados Espaciais de Transportes, que representa a integração de políticas, procedimentos, mecanismos e tecnologia a fim de promover a efetiva gestão da Geoinformação do setor Transportes da administração pública federal. A IDE-T é uma iniciativa estratégica do setor Transportes, coordenada pela Secretaria de Política Nacional de Transportes – SPNT/MT, tendo sido estabelecida em consonância com o Decreto nº 6.666/2008, que instituiu a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), e com os objetivos estratégicos do MT de “aprimorar a disponibilidade, qualidade e integração das informações”, “promover a inovação incorporando novas tecnologias” e “assegurar a transparência ativa da gestão da geoinformação”.

Um requisito intrínseco do Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL é a harmonização de todas as informações que são produzidas atualmente. Outra iniciativa é a construção do catálogo de metadados (explicação do dado tratado) garantindo o entendimento e a produção precisa das informações necessárias ao Sistema de Informação. O produto desta fase do projeto é a produção do que se denomina “Diretório Referencial de Informações”, que deverá ser construído com a participação de cada órgão participante do CETIC, garantindo a circulação das informações que são produzidas no âmbito de cada um desses órgãos.

 

Vencida a etapa de construção do Sistema Inteligente de Informações em Logística e Transporte, que será uma das importantes fontes de dados para o Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL, a EPL iniciará um amplo processo de discussão em torno da arquitetura do Observatório. Esta etapa será feita com a participação de especialistas na área de Transportes, Universidades e Instituições especializadas na matéria.

Ao final desta rodada de seminários, workshop e de reuniões técnicas em torno da matéria, a EPL produzirá um documento detalhando sua arquitetura e as funcionalidades discutidas para o projeto, passando então, imediatamente, à fase de implementação e testes do projeto, para que este possa estar a serviço do Governo e da Sociedade.

Quando concluído, o Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL será um ambiente singular de reunião, organização, tratamento, análise e divulgação de um conjunto de dados e informações, sejam estas quantitativas ou qualitativas, relacionadas a transportes, bem como informações socioeconômicas, ambientais, comportamentais e outras que subsidiarão o acompanhamento do sistema de transportes e a geração de conhecimento. Adicionalmente, o ONTL se propõe a ser um centro de referência na disponibilização de dados tratados e informações com valor agregado sobre o planejamento e acompanhamento da Logística de Transportes no âmbito do Governo Federal.

1. Palestras apresentadas durante o Workshop “Observatório Logístico de Transporte – Experiência Internacional”, realizado entre os dias 27, 28 e 29 de outubro de 2015, na sede da EPL, em Brasília.

As apresentações divulgadas representam a visão dos palestrantes.