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EPL conclui estudos de viabilidade para leilão de terminais portuários no Pará

23 de outubro de 2017

EPL conclui estudos de viabilidade para leilão de terminais portuários no Pará

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) concluiu os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para nove terminais portuários localizados no Pará. Juntos, os terminais devem atrair mais de R$ 640 milhões em investimentos.

Realizado em dois grupos, o trabalho realizado pela empresa foi amplamente debatido com o setor e faz parte da preparação de documentação técnica necessária para os empreendimentos qualificados pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

No primeiro grupo de estudos, entregue ao governo em agosto, estão os três terminais destinados ao envase e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), localizados no Terminal Petroquímico de Miramar, em Belém.

Os outros seis terminais, com estudos concluídos agora em outubro, são destinados à movimentação de combustíveis, sendo cinco também no Terminal Petroquímico de Miramar e um no Porto de Vila do Conde.

Esses novos projetos passaram por mudanças, especialmente em relação aos prazos contratuais e às premissas de abastecimento para a região. De forma conjunta, os terminais de Miramar permitirão a realização de investimentos em obras públicas de dragagem dos berços, canal de acesso e bacia de evolução.

Os projetos para portos fazem parte das novas concessões de infraestrutura que são fundamentais no processo de recuperação da economia brasileira e da retomada da criação de empregos.

A EPL ainda realiza estudos de viabilidade para mais dez terminais portuários em diversos estados e que também serão colocados em leilão nos próximos meses.

Vinculada à Secretaria do PPI há pouco mais de um ano, a EPL atua para garantir toda a segurança jurídica necessária para a realização de leilões no horizonte 2017/2018.

Além dos estudos para rodovias e ferrovias já entregues, os estudos de terminais portuários fazem parte dos esforços da EPL para realizar os projetos voltados para as novas concessões federais de infraestrutura e logística e para o planejamento de uma malha integrada de transportes moderna e robusta.