Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial ComunicaçãoComunicação NotíciasNotícias Página InicialFerroanel Norte poderá movimentar 40 milhões de toneladas de carga
Acesso à Informação
Institucional
Atividades Finalísticas
Legislação
Comunicação

Ferroanel Norte poderá movimentar 40 milhões de toneladas de carga

15 de junho de 2016

Ferroanel Norte poderá movimentar 40 milhões de toneladas de carga

Uma ferrovia que pode tirar até 4.200 caminhões por dia das estradas da região metropolitana de São Paulo. Esse é o projeto do Ferroanel Norte, uma via férrea prevista para ter 53 km e movimentar cerca de 40 milhões de toneladas de carga até o ano de 2040.

Por meio de um acordo de cooperação técnica, a EPL trabalha em conjunto com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) para que a proposta possa se tornar realidade.

Eduardo de Castro e João Victor Domingues, diretores da EPL, receberam o diretor presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, para discutir as alternativas ao projeto e a atual realidade do transporte de cargas na região metropolitana de São Paulo.

As licitações para a contratação de serviços especializados para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental e para o Projeto de Engenharia são conduzidas pela Dersa e já se encontram em andamento.

Para o diretor-presidente da EPL, Eduardo de Castro, a ferrovia - que terá um traçado paralelo ao do Rodoanel Norte - “é de extrema importância para a logística do país”, visto que a região recebe grande de fluxo de cargas dos portos paulistas.

Além de trazer mais agilidade e reduzir os custos do transporte de cargas, o diretor de planejamento da EPL ressaltou que o projeto também irá melhorar a vida das pessoas que dependem do transporte público na região metropolitana.

“Com o Ferroanel, o transporte de cargas deixará de utilizar as vias férreas utilizadas para o transporte de passageiros, diminuindo o intervalo de espera entre os trens”, disse João Victor Domingues.

Galeria

  • Ferroanel Norte poderá movimentar 40 milhões de toneladas de carga