Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial Atividades FinalísticasAtividades Finalísticas Estudos e PesquisasEstudos e Pesquisas Página InicialObservatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL
Acesso à Informação
Institucional
Atividades Finalísticas
Legislação
Comunicação

Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL

Dentre as iniciativas de projetos com o intuito de desenvolver e aprimorar ferramentas tecnológicas para o planejamento de logística e transporte, a EPL deu início ao processo de construção do Sistema Inteligente de Informações em Logística e Transporte que será a base do Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL. Essa iniciativa vem sendo maturada a cada dia pela área técnica da EPL como uma forma nítida da necessidade de colocar, de maneira escalonada e de acordo com as prioridades de Logística e Transporte, um sistema de informações do setor de logística e transportes a serviço do próprio Governo Federal, das demais esferas de Governo, de instituições não governamentais e da própria sociedade.

EPL AVANÇA NA ERA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO 

A ideia da concepção de um Observatório Nacional de Transporte e Logística no Brasil nasceu com a criação da Empresa de Planejamento e Logística - EPL, em agosto de 2012. Mas foi em 2015, com a realização do 1º Seminário “Observatório Logístico de Transporte, Experiência Internacional”, o qual reuniu, na sede da empresa, especialistas nacionais e internacionais que foram apresentadas as melhores práticas em observatórios de transporte disponíveis no mundo.

Diagnóstico Logístico 

A Empresa de Planejamento e Logística – EPL, no âmbito da sua missão institucional de planejar a infraestrutura de transportes e a logística do País, realiza sistematicamente estudos, pesquisas e elabora cenários na busca de soluções alternativas para os gargalos físicos e operacionais do setor. 

Tal desafio impõe à EPL conhecer profundamente dados e informações do comportamento dos vários modos de transporte, em especial aqueles que tratam da infraestrutura operante, produção, capacidade de armazenagem, frota de veículos, fluxo de mercadorias e passageiros, comportamento de tarifas e fretes, investimento público e privado, conjuntura econômica e emissões de poluentes.

Com base no  1º Anuário Estatístico de Transportes , fruto da parceria EPL e o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – MTPA, a EPL edita o presente Diagnóstico Logístico que, além de abordar o comportamento do setor no longo prazo, procura evidenciar tendências e analisar eventuais causas, fomentando discussões das melhores soluções para o planejamento integrado dos transportes.

Além do Anuário de Transportes, as fontes de dados utilizadas são oriundas de instituições públicas e privadas envolvidas com o setor de transporte e outras ligadas à conjuntura econômica, o que nos permitiu contextualizar as performances registradas.  

Assim, o Diagnóstico Logístico, ao ampliar a série de edições da EPL sobre transporte e logística, coloca à disposição da sociedade a percepção de especialistas multidisciplinares da EPL, sob a ótica do planejamento integrado dos modos de transporte. 

Sugestões referentes a esta publicação podem ser comunicadas à Empresa de Planejamento e Logística – EPL, através do e-mail: institucional@epl.gov.br

Boletim de Logística

  • O Boletim de Logística é resultado do trabalho desenvolvido pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL, que tem como objetivo consolidar informações que caracterizem a infraestrutura e a operação do setor de transportes no Brasil. Além disso, o trabalho propicia condições para análises do desempenho e das perspectivas para atender a logística de movimentação de cargas e de passageiros vis-à-vis o comportamento/desenvolvimento da conjuntura macroeconômica do País.

    Na elaboração do Boletim foram utilizadas diversas bases de dados disponibilizadas pelas instituições responsáveis por sua apuração, de forma a propiciar condições de análises feitas pela EPL, que refletissem de forma fidedigna o comportamento dos diversos modos de transporte bem como as perspectivas futuras para a logística de cargas e passageiros.

    Essa iniciativa da EPL terá periodicidade trimestral e anual de forma a permitir que a sociedade encontre informações estruturadas pertinentes ao setor de transportes, separadas por modo, tais como: investimentos; movimentação de cargas; produção de veículos, embarcações e aeronaves; produção agrícola, mineral e industrial; indicadores macroeconômicos; custos médios de transporte; movimentação de passageiros, dentre outros.

  • Boletim de Logística - 1º semestre de 2017
    2,08 MB
  • Boletim de Logística - 4º Trimestre de 2016
    3,96 MB
  • Boletim de Logística - 3º Trimestre de 2016
    6,78 MB
  • Boletim de Logística - 2º Trimestre de 2016
    32,97 MB
  • Boletim de Logística - 1º Trimestre de 2016
    32,92 MB
  • Boletim de Logística - 2015
    30,85 MB