Seu navegador não suporta javascript!

EPL - Empresa de Planejamento e Logística S.A.
Empresa de Planejamento e Logística S.A.

Voltar para: Página Inicial Atividades FinalísticasAtividades Finalísticas Plano Nacional de Logística - PNLPlano Nacional de Logística - PNL Página InicialRelatório com a Metodologia de Simulação de Demanda do PNLI
Seminário “A CONTRIBUIÇÃO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA PARA O PLANEJAMENTO DO SETOR DE TRANSPORTE”
Acesso à Informação
Institucional
Atividades Finalísticas
Legislação
Comunicação

Relatório com a Metodologia de Simulação de Demanda do PNLI

A metodologia de modelagem da demanda por transportes vem sendo utilizada e desenvolvida há quase meio século, principalmente nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Japão e no Brasil. Durante esse período, melhorias conceituais e técnicas foram introduzidas em diversas etapas desse processo metodológico, porém a estrutura básica do modelo original vem sendo mantida.

Existe uma grande variedade de modelos de simulação de transporte, desde os muito simples, até os modelos multimodais altamente sofisticados e desagregados. Os modelos de transporte macroscópicos servem de base para a obtenção de informações que irão subsidiar as decisões estratégicas de longo prazo envolvendo a análise de propostas para melhorias na infraestrutura que são onerosas e, na maioria dos casos, irreversíveis. 

O atual estado da arte da modelagem de oferta e demanda de transporte recomenda a implementação de arquitetura do modelo de transporte macroscópico com quatro etapas envolvendo, basicamente, a geração da viagem, a escolha do destino, a escolha do modo e a seleção do caminho a ser utilizado.

A metodologia de modelagem da demanda utilizada na elaboração do PNL está disponível para consulta no seguinte arquivo: